21.7.08

joia do tejo vs. varina do douro.

Em Lisboa foi assim...

No Porto será assim, até final do mês.



Pel'A menina que embrulha aqueles biblôs pirosos e toda a "quinquilharia" com mofo que temos em casa das avós em crochet/naprons. :) A menina que construiu um "coração de Viana" com uma filigrana de talheres de plástico. A menina que ergueu um lustre branco ("a Noiva") com tampões. A menina que desenhou um sapato com panelas e testos de alumínio. A menina que trabalha com a escala e que descontextualiza todos os objectos possíveis e imaginários e lhes dá uma dignidade surpreendente.

5 comentários:

  1. tenho pena de não ter visto isso caramba! mas vou imitar a joaninha e forrar as minhas ricas janelas chilenas com umas cortinas estilo bolhao, de crochet e cerejas estampadas dos "chinéis"! vai ficar o mais "quiche"!!hihi :)

    prometo mais fotos! tens de ver o nosso telhado!! é um mimo!!!!!

    beijinhos* boas férias!*******

    ResponderEliminar
  2. dignidade? que grande dignidade enfiar um colar de boias na torre de belem e transforma la num bolo de casamento sinistro... a dignidade surpreendente que lhes da è a dignidade de uma tainha, um peixe de esgoto. E isso em que transforma todas as obras, a dignidade surpreendente è essa mesmo - a do cagalhoto flutuante que, ainda assim, reflecte o sol...

    ResponderEliminar
  3. não há duvida que tudo o que fazemos (sobretudo quando se trata de coisas subjectivas) está sujeito á crítica de todos. cada um tem a sua sensibilidade. cada um tem os seus valores e as suas referências.
    eu acho que podemos usar todos os recursos (mesmo os meios mais prosaicos e banais) e conseguir extrair daí uma expressão mais inesperada, uma intervenção que questiona e que tenta dialogar.
    a ultima coisa que se quer da "expressao artistica" é que seja algo consensual.

    ResponderEliminar
  4. (ah. e qd me refiro á dignidade, nao quero dizer que a torre de belem ficou mais digna (mesmo que eu ache que sim). as boias é que ganham outro significado, assim como as panelas (no caso do sapato) e os talheres de plastico (no caso do outro).
    é esta vertente mais "arte pobre (brut)" da coisa que me interessa nela.)

    ResponderEliminar
  5. ( ( quase como aquele 1º trabalho de TGOE que fizemos das maquetes do lixo (porque reparei que comentaste do chile). uns resultam melhor que outros.. mas é um exercicio conceptual interessante) )

    ResponderEliminar