3.10.08

coincidências. II


"a normalidade é uma forma especial de psicose, ou seja, uma forma de não ser apanhado traumaticamente na teia simbólica, de conservar a "liberdade" relativamente à ordem simbólica"
Slavoj Zizek, Lacrimae Rerum

Apercebi-me que durante a minha viagem pela Eslovénia não podia estar mais integrada. Como sempre, levei um livro na mala... porque há sempre aqueles momentos em que alguém adormece (por norma, sou eu) e o outro fica a olhar.
O autor é um filósofo e psicanalista esloveno, da universidade de Ljubljana, que se propõe a fazer uma data de ensaios sobre o cinema moderno, explicando os filmes de Kieslowski, Hitchcock, Tartovski e Lynch de um modo algo heterodoxo. (Participa ainda no documentário de 2006 "The Pervert's Guide to Cinema", de Sophie Fiennes, no qual faz uma espécie de "viagem pelos maiores filmes de sempre" - Zizek's method of thinking is exciting because it's always building. Things relate forwards and backwards and interconnect into a mind-altering network of ideas.).

Slavoj Zizek itself convence-me de que uma das melhores decisões de sempre de toda a minha vida, foi ter, na escola secundária, desistido de Psicologia logo depois da temática freudiana.

6 comentários:

  1. Uhmm, muito interessante esse livro, parece-me..ensaios sobre alguns dos meus realizadores preferidos. Gosto!


    Beijo e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  2. o adi?!?!?! não acredito! onde?!? este mundo é demasiado pequeno..

    ResponderEliminar
  3. Adoro quando alguém procura explicar (?) um filme de David Lynch - desta vez surge um filósofo/psicanalista (que 'títulos' mais pomposos para se atrever a desvendar a trama (?) 'lynchiana')

    Caro Slavoj: como muito podes dar o teu ponto de vista segundo a tua bagagem intelectual. Os filmes de Lynch não tem explicação. O próprio é o primeiro a afirmá-lo. E continuam aqueles que continuam a tentar retirar dali qualquer coisa (que é o que normalmente tentamos fazer). Não há nada para retirar de objectivo mas apenas de subjectivo - cada um inventa o seu próprio fio condutor através das colagens visuais do autor.

    Desculpa Magui por manifestar-me deste modo no teu blog (lol) mas simplesmente não compreendo porquê tanta insistência de alguns em explicar o 'non-sense'. Quem conhece a obra de Lynch sabe do que falo.

    Kisses!

    ResponderEliminar
  4. Só mais uma coisa! o meu blog passou a ser o seguinte:

    whatremainsoflostintranslation.blogspot.com

    Kisses.

    ResponderEliminar
  5. não gosto de Lynch. sinto-me estúpida.

    ResponderEliminar