28.10.08

zagreb. croatia.



Não ter internet em casa, é das piores experiências de sempre desde que me encontro em Graz. :) (Num universo que não é povoado por "más experiências", esta salta exageradamente à vista.)
Decidimos ir á Croácia (mais uma vez á ultima da hora) porque eu e o Daniel ouvimos dizer que Animal Collective ia estar em Zagreb, e perspicazmente supusemos que seria uma boa combinação. Zagreb é uma cidade estranhamente cosmopolita. É bem visível a degradação dos edifícios, resultado de uma guerra civil que só terminou muito recentemente, em 1999. Ao mesmo tempo que grande percentagem dos equipamentos públicos está em reconstrução - 60% parece uma instalação do Christo - a cidade deixa na memória a atmosfera balcã, os edifícios sujos em tons terra, e fica a sensação da existência de uma certa urgência de viver a rua, de mostrar um lado mais desenvolvido. Estive em espaços que não encontro de forma alguma aqui em Graz, informais, interessantes na forma como são adaptados e bonitos na sua "clandestinidade", e dancei música que me fez tanto lembrar o Porto.
Por outro lado, uma pessoa sente-se Rica. :) A carteira enche-se de "Kuna's", moeda de notas gigantes que valem muito muito pouco (7,5 kuna equivalem a 1 euro), e sobre a qual se fazem as piadas mais parvas. :)







© the build up

3.10.08

coincidências. II


"a normalidade é uma forma especial de psicose, ou seja, uma forma de não ser apanhado traumaticamente na teia simbólica, de conservar a "liberdade" relativamente à ordem simbólica"
Slavoj Zizek, Lacrimae Rerum

Apercebi-me que durante a minha viagem pela Eslovénia não podia estar mais integrada. Como sempre, levei um livro na mala... porque há sempre aqueles momentos em que alguém adormece (por norma, sou eu) e o outro fica a olhar.
O autor é um filósofo e psicanalista esloveno, da universidade de Ljubljana, que se propõe a fazer uma data de ensaios sobre o cinema moderno, explicando os filmes de Kieslowski, Hitchcock, Tartovski e Lynch de um modo algo heterodoxo. (Participa ainda no documentário de 2006 "The Pervert's Guide to Cinema", de Sophie Fiennes, no qual faz uma espécie de "viagem pelos maiores filmes de sempre" - Zizek's method of thinking is exciting because it's always building. Things relate forwards and backwards and interconnect into a mind-altering network of ideas.).

Slavoj Zizek itself convence-me de que uma das melhores decisões de sempre de toda a minha vida, foi ter, na escola secundária, desistido de Psicologia logo depois da temática freudiana.

Slovenija. Bled.


Aproximadamente a 1h de distância de Ljubjana fica Bled. Se a ilha à qual se pode aceder num destes barcos é algo perfeitamente notável, o azul/verde da cor daquela água, é algo dificilmente esquecível. As "imagens-postal" falam por si.









© the build up

Slovenija. Ljubljana.



Alguém sugeriu:
- Vamos a Eslovénia?
- Quando? Amanhã?
- Sim.
Fomos.
As pessoas eslovenas são intragáveis, mas falam com uma musicalidade especial. É tudo super barato, limpinho e bonitinho. Para além disso, Ljubljana tem, provavelmente, o melhor chocolate quente do mundo, e os gelados mais apetecíveis.




© the build up