25.2.08

legado japones. tokujin yoshikoa.



Designado pela Wallpaper como a personagem do design para 2008, ( é de referir que juri incluiu figuras como Tadao Ando, Wong Kar-Way, e Donatella Versace) , Tokujin Yoshikoa demonstra na sua abordagem conceptual a "simplicidade", clareza e serenidade que sempre caracterizou a cultura japonesa.
Afirmando que Jacques Herzog (arquitecto suíço, do qual partilho o mesmo apreço) é para si uma figura de referência, investiga as potencialidades técnicas e expressivas dos materiais que utiliza, sendo disso exemplares as cadeiras Honeypop (mobiliário de interior) e "chair that disappears in the rain" (mobiliário urbano). Ambas tocam os temas de uma redução/anulação; "dimensional", "material", "visual".  

Honeypop faz já parte das colecções permanentes do MoMA, Vitra Design Museum e Centro Pompidou, e consiste numa construção que parte da bidimensionalidade de camadas de papel sobrepostas, que sao coladas e cortadas de modo a formar uma construção tridimensional "tipo colmeia", que lhes dá estrutura e consistência. Uma vez aberta (num movimento semelhante aos balões de papel dos santos populares), torna-se perfeitamente adaptável a qualquer dimensão.
A "cadeira que desaparece quando chove", é formada por blocos de um tipo de vidro específico (mesmo material utilizado nos telescópios) que sao moldados, cortados e polidos, de modo a ter um reflexo especial que, em contacto com a água, vê fundidos os seus contornos.

2 comentários: