19.8.08

mudanças.


©
Descobri que isto de ser a pessoa mais inconsistente a postar, tem mais a ver com as condições técnicas e de logística, do que propriamente com a minha disposição natural para o fazer (como seria de esperar) - que a segunda é directamente influenciada pela primeira. Isto de ter de ir para Viana nas férias, e no pouco tempo que estou em casa (sem Wireless), ter de partilhar um PC do século passado e ter de geri-lo com a família inteira, faz com que a utilização do mesmo se resuma ao estritamente vital e necessário. E-mail e pouco mais. (para além disso, descobri que no windows, com o internet explorer (na versão lá de casa), o layout do blog (talvez as formatação das letras, dos espaçamentos) não fica tão bonito (whatever.). )
E tirei essa conclusão agora, que estou ligada, sem quase dar por isso, há horas, em minha casa no Porto, com o computador no colo, café já frio ao lado e porta aberta para a varanda.

Tenho de esvaziar esta casa no prazo de 2, 3 dias. A mesma desde o primeiro ano em que me mudei para cá, e de certa forma, é estranho (porque é já indissociável do meu imaginário associado a estes 4 anos) pensar que quando voltar já não é minha, que o meu mapa mental do Porto terá de adoptar novos círculos, novas geometrias (cujo centro, em príncipio, será coincidente com o centro físico da cidade). Entretanto, começo a empacotar objectos e apercebo-me que há imensas coisas, livros, que trouxe na esperança de serem necessários, e nos quais nem sequer toquei. Dezenas e dezenas de CD's que a partir do momento em que adquiri computador se tornaram em algo obsoleto, quase museológico, e aos quais só é dada atenção nas (poucas) vezes em que me lembrava de lhes sacudir o pó. O placar de fotografias que nunca se renovou, porque entretanto começaram a ser digitais, e deixei de as imprimir.
Reencontrar os apontamentos de Antropologia do Espaço do 1º ano, exercícios de Desenho, o "da Organização do Espaço" do arq. Távora: primeiro livro que comprei - "formas deverão resultar de um equilíbrio sábio entre a sua visão pessoal e a circunstância que o envolve e para tanto deverá ele conhecê-la intensamente, tão intensamente que conhecer e ser se confundem...", maquetes de estudo antigas... é ao mesmo tempo revisitar momentos, alguns já tão longínquos, de uma nova vida.
(É impressionante a quantidade de coisas que uma pessoa transporta consigo. Quanto mais deito fora e guardo em caixas e sacos, mais todo o espólio se multiplica.)
Só agora me apercebo que daqui a 2 semanas já cá não estou. Só agora começo a cair em mim, e admitir que é mesmo verdade: o ano que vou estar fora. as pessoas que vão faltar: as que já foram, as que ficam. o Porto (simultaneamente único e múltiplo). a faup. o mar. o mar.

2 comentários:

  1. é domingo. está um sol brutal em Oslo! Daqui a pouco vou tomar um duche, apanhar o metro e vou correr para o lago. Esta a dar cocorosie... Ler o teu blog está-me a deixar extremamente melancolica. Não há pessoas como tu por aqui... nem as francesas, nem as portuguesas, nem as italianas, alemas, irlandesas, australianas, norueguesas... preciso duma pessoa como tu (se TU não for possivel) para me dar cor aos dias. Tenho BUÉ SAUDADES TUAS NESTE MOMENTO!!! BACA!!!! NAO ESCREVAS MAIS POSTS FOFINHOS E LAMECHAS, se faz favor. Gosto de ti Margarida Amial. Tanto tanto tanto tanto ta...

    ResponderEliminar
  2. nao sei o q dizer. derrubaste-me. nao me consigo levantar do chao.

    :) sempre achei que era mais facil para quem ia... mas começo lentamente a entrar em período de "getting into it" (o camilo ia gostar de mim. :D )

    ahh... baby.

    ResponderEliminar