1.12.08

#3 biennal venezia.




©the build up
Tenho de admitir, que embora o invólucro seja sempre apelativo, o conteúdo exposto na Bienal, o modo de abordagem e a forma como encontra soluções para possíveis respostas posicionadas no tempo específico de hoje, me desiludiu. Na verdade, o tema "Out There: Beyond Architecture" daria para muito mais e deveria ser tratado com mais seriedade. Em alguns momentos - perante o deslumbramento claro pela crença de que tudo será e deverá ser resolvido através da tecnologia, do automatismo, do digital -, tudo me pareceu demasiado abstracto e excessivo. Sem grande consciência. Quase obsoleto e datado, á imagem do que alguns grupos tentaram teorizar há umas décadas atrás.

Uns dias depois li esta crítica:
«Veneza não tem significado. O seu faz-de-conta indica que ela é apenas linguagem. A imagem que apresenta exprime a crise e o conflito da cultura – não a sua utopia ou forma», resumiu Massimo Cacciari.
O filósofo italiano, que preside aos destinos da cidade desde 2005 e já antes ocupara o cargo entre 1993 e 2000, conclui: Veneza é um lugar em crise permanente. Em crise com os seus elementos (cercada numa guerra impossível com as águas da Laguna Veneta), em crise com a sua cultura (reduzida a um parque temático de si mesma).
A Bienal, como sinal do moderno na cidade, nada mais faz que acompanhar o barco: os «estados das artes» desfilam fantasiosos, entre a feira profissional e o turismo cultural.
Este ano cabe à arquitectura a sua mostra, dirigida pelo
norte-americano Aaron Betsky. O título Out There. Beyond Building («lá fora, além do edificado») vai no sentido contrário da edição anterior, na qual Richard Burdett defendeu o «regresso ao real» das cidades e suas áreas metropolitanas. Betsky, por seu lado, faz a apologia da imaginação como forma de superar os constrangimentos da realidade. Na melhor das hipóteses (a que descarta o cinismo), trata-se de um imenso equívoco crítico."
(...)
"Os participantes apresentam instalações alusivas ao tema, de grande escala e maiores recursos. (...)Bombardeado por uma artilharia de periféricos – sensores, monitores, projectores – o futuro da arquitectura é futurista, com a promessa de uma «experiência total» enlaçada por geometrias entre a botânica e a aeronáutica."

Entretanto, retem-se na memória o Pavilhão Japonês, pela simplicidade como "fala de arquitectura", numa linguagem universal e sem artifícios: "só" desenhos infantis, sobre paredes brancas; e o Brasileiro, por ter encontrado uma outra mecânica de falar sobre cidade, expondo arquitectura apenas em palavras de outras pessoas que não arquitectos - "no architects: from urbanity to intimacy". A resposta perfeita ao tema "Out There: Beyond Building".

©the build up

6 comentários:

  1. dá pa encher os olhos e a objectiva..bem mais do que a de ha dois anos pelo menos...e diz-me se veneza(parque de diversões de si mesma ou não...)não é a cidade mais linda de sempre..e se a cada esquina não lembra as cidades invisiveis...já tou em portugal..ta um frio de rachar..ainda ontem estava na praia..mas nada comparável ao que as noticias dizem ai da tua terrinha...blog em (re)construção...:|

    ResponderEliminar
  2. :) Se te abstraires dos ratos, da caca de pomba, e do cheiro que se sente em algumas partes mais "escondidas" do canal.... ahah SIM, Veneza é Linda. As ruas estreitissimas nas quais te orientas através de sinais improvisados nas esquinas... A agua que unifica e integra toda a cidade... e lhe dá aquela luz tao especial.
    Italo Calvino... a raiz italiana não é inocente. :)

    ResponderEliminar
  3. MARIANA morenaça em PORTUGAL! :) oh YEAH.
    vai-me matar saudades do PlanoB, se faz favor.

    ResponderEliminar
  4. morenaça???I wish..ehehe moreninha e com muita sorte que o sul e sudeste do brasil nos ultimos três meses foram cenários de um diluvio para lá de biblico..(não ves as noticias margarida...)quando chegares já terei voltado aquele super tom de pele branquela..o que vale é que daqui a um mes tou de volta:)margarida...nem sabes que vou ver este fim d semana...cleansed...sarah kane..s.joão..porto..sexta e sabado..AHAHA...plano b fica mesmo para plano b..e já agora..vou ver radiohead em março no rio..AHAHA

    ResponderEliminar
  5. pah..podes ir ao site ver os nomes...é tudo polaco..não percebo corno...aliás...não sei se a peça vai ser em polaco...MEDO!mas as imagens que tem lá são bastante apelativas..ehehe olha e por plano b..na sexta é o aniversario..AHAH

    ResponderEliminar