2.4.08

AdA festival . Action in (and out) the Box.



O quê?
AdA é um festival europeu de artes performativas que cruzam a fronteira entre artes visuais, música, dança e teatro.

Onde?
Porto (1ª edição).

Quando?
10 a 12 de Abril.

Como?
Aberto a diferentes formas de expressão artística - "porque acredita na arte enquanto linguagem universal em progresso permanente e (que) a performance permite-nos expressar as ideias de forma mais imediata" - e a um público generalizado e de forma massificada, uma vez que grande parte das acções acontecerão em espaço públicos, e pedirão a participação activa das pessoas.

Em forma de viagem, "Esta é uma redescoberta da cidade, dos seus pontos-chave como a Praça da Liberdade e da Batalha, e das suas áreas naturais como o Jardim do Palácio de Cristal e a praia na Foz, mas também pátios e caminhos escondidos na Ribeira."

De certo modo, faz-me lembrar o 1º ano das aulas do Graça Dias, em que suportados n'As Cidades Invisíveis, nos convidavam a intervir no Porto, construindo um filme numa parte da cidade, através da sugestão de um percurso e de uma história.


Porquê?
Quem assistiu ás aulas do prof. Manuel Mendes sabe perfeitamente, e de cor e salteado que "Space is the appreciation of it" (por Aldo van Eyck) ; e quem assiste ás do (já professor) Gadanho, que "Perception asks for Participation" (por alguem que n me recordo).
:)

Quanto?
Gratuito.


Programa para os 3 dias aqui.




Como abertura do festival, no dia 10, pelas 18h e na Reitoria da UP, a Conferência PAST / ACTION / CUT! que pretende abrir um momento de crítica e reflexão sobre "O passado, presente e futura das Artes Performativas e a sua Documentação".
Qual é a obra final? A acção naquele exacto momento? Ou, o vídeo/foto capturada durante a performance?
Como é que o meio envolvente – a rua ou a galeria – altera o conceito da acção? Terá ainda o mesmo significado usar os espaços abertos para desempenhar, como no passado?
O que aconteceria se uma performance do passado acontecesse hoje?

são só algumas das questões que se pretendem responder, ou na impossilibidade disso, apenas discutir.


Paralelamente, e inaugurada no dia 27 de Março no Plano B, está já presente a Exposição Action in the Box, patente até ao data de fecho do festival.

"A Exposição Action in the Box, redescobre a relação entre acção e a sua documentação apresentando vídeos de participantes do AdA festival em acção.
A acção, momento de expressão livre, capturado pela câmara, será colocada dentro da caixa: a caixa, o espaço da galeria muitas vezes denominado white cube, mas também a caixa como a tv, o computador ou o leitor de dvd.

1 comentário: