30.6.08

o "aqui e agora" "amanha, em parte nenhuma".


©
Há poucas marcas que se podem dar ao luxo de ter um nome que se confunde com os produtos que vendem. A Polaroid é uma delas. A fotografia instantânea foi mais do que um suporte revolucionário e uma maravilha da ciência e da técnica. Foi um ícone que encontrou uma forma muito particular de emoldurar a realidade.
O prazo de validade dos últimos cartuchos Polaroid acaba em Setembro de 2009 e dá a estocada final num paradigma fotográfico ligado á imediatez alquímica e táctil. Não deixa de ser cruel e irónico que seja a imagem fotográfica digital de agora a ditar o seu fim.

Grite "Best before: it's too late." - para ser um "activista Polaroid." *, e ajudar a imortalizar esta expressão instintiva e mágica - no brilho, no esbatimento dos contornos, na luz cinematográfica.
"Se considerarmos a fotografia como um acto de caça, na Polaroid é quase como se voltássemos ao tempo do arco e da flecha. A cada momento só se tem uma bala."

Pública, 29.06.08 (transcrição parcialmente livre)


* ou simplesmente, no flickr adiciona-lhes o tag "savepolaroid".

1 comentário:

  1. É uma pena. Para os putos seria delicioso poder experimentá-la como iniciação à fotografia. A minha pequenina anda sempre atrás de mim com a velha polaroid.

    ResponderEliminar