"No discurso arquitectónico utilizam-se muitas metáforas relacionadas com o corpo humano.
Falamos de espaços de circulação, numa clara referência ao sistema circulatório sanguíneo; dizemos que determinado espaço respira, ou, pelo contrário, que um edifício está sufocado por outro; fazemos analogias entre a estrutura de uma construção e o esqueleto humano; referimo-nos ao centro urbano como o coração da cidade; escrevemos que as ruas e estradas onde nos movimentamos são nervuras, extensões nervosas ou vasos capilares; comentamos como o tratamento de uma fachada é epidérmico.
No entanto, e apesar de muitos edifícios terem explícitas semelhanças formais com os orgãos reprodutores humanos, raramente algum arquitecto ou crítico de arquitectura se atreve a utilizar metáforas sexuais no seu discurso."
in "O arquitecto é um homem viril", Luís Urbano
Correcção: há impressões muito concretas de que o prof. manuel mendes, no âmbito da cadeira de Espaços Habitaveis e Formas de Residência, empregou a expressão "fornicar" numa qualquer aula sobre a tópica da apropriação do espaço.
ah! a prova do Urbano... tenho que dar uma vistas de olhos nisso. Os conventos femininos e as suas conotações sexuais. ahahah "quem ia para os conventos eram raparigas jovens, que os pais nao podiam sustentar, entao mandavam-nas para ser freiras. Raparigas jovens, bonitas, por vezes até de boas familias, bem tratadas... não era como agora que só vemos freiras velhas e feias. Naquela altura eram bem atraentes, e, é claro... o que lá se passava não era totalmente inocente..." disse-nos ele (a mim e à ines) em tom de confidencia, no autocarro a caminho de évora.
ResponderEliminar...depois levantou a manga da t-shirt e mostrou-nos a tatuagem.
(ahah nao foi bem assim que se passou. dito assim faz o urbano parecer... algo que ele nao é. Alé urbano!)
ahah o famoso codigo de barras! :)
ResponderEliminarcontei-t que lhe enviamos uma carta no fim da viagem?! ahah LIndo! assim à miudos da primaria, com desenhos a rigor.
hahaha ao menos ele mostrou a tatuagem de livre vontade..acho que nós tivemos meia hora a volta dele tipo pitas a insistir...
ResponderEliminar(quem aqui vier a seguir.... comece o comentario por
ResponderEliminarAh(x4), por favor).
Obrigad.