20.3.08

(de) celorico bast(a).









estou, finalmente, em viana ...
... depois de uma entrega para Historia, em que fizemos uma proposta de evolução formal (e funcional) para um mosteiro Beneditino no meio do NADA!...no topo de Arnoia (Celorico de Basto), que actualmente funciona como Lar de Idosos, embora, muito seguramente possamos afirmar que pouco falta para assumir o estatuto de manicomio. (aquelas pessoas são. estranhas.)

Paralelamente ao levantamento do existente, investigamos a fundo os propósitos da ordem, e analisamos a sua tradução física em vários exemplos construídos. De certo modo, consideramos todo o tipo de informação às mais diversas escalas - social, do território,.. - que validassem a fundamentação do trabalho ou servisse de fio condutor.

Fomos ganhando alguma flexibilidade, no decorrer do tempo, pela constante transição e inclusão destes temas, posterior e constantemente confrontados no local (Sim, perdi a conta das vezes que já lá fomos , e das que ainda estão para vir. Uma breve viagem pelo Google Earth - e nao me canso de repetir que "O google earth é a melhor coisinha."- basta para perceber o suplício que representa uma viagem até lá. :) ) com as marcas existentes... que são do mais confuso que possa existir - é perfeitamente possível identificar todos os layers, mas não é claro o entendimento de uma imediata ordem diacrónica entre eles, pelo que o trabalho de suposição foi ex(e in)tensivo.


Apesar de tudo, e sobretudo, a vivência nesta entrega (com um desvio para o churrasco pelo meio) foi, claramente, nossa. :D



Agora FÉRIAS! :) e amanha volta-se para o Porto... que, visto sob este ponto de vista, é bem mais sugestivo.

2 comentários: