12.3.08

história da arquitectura portuguesa vs. isso é outra história



Já percorremos quilómetros e quilómetros.... já nos perdemos nos cantos mais recônditos do norte do país (enjoamos quase sempre... ,estradas bem providas no que toca a curvas)... já tivemos de recorrer a escolta na galiza... já desenhamos à chuva e em outras condições subhumanas... Na verdade, já vimos de quase tudo... ....e ainda só enchemos umas *ahem* ... 15 páginas do "caderno de viagem".

Dizem eles: "Pensa-se que os conceitos resultantes desta fase inicial e quantas vezes única (um caderno de viagem em que se registam, através do desenho, obras que ilustram o âmbito da disciplina), de abordagem de uma obra de arquitectura, podem constituir os fios condutores para um futuro conhecimento mais aprofundado, potenciando linhas de investigação a partir de hipóteses interpretativas"... e depois acabam com aquela expressão do Zevi.

Dizemos nós. O desenho, esse tão nobre instrumento que nos permitirá levar a cabo da forma mais enriquecedora a análise sobre momentos chave da (História da) Arquitectura portuguesa. O desenho... essa extensão do nosso olhar e corpo (em todos os domínios perceptivos), essa única capacidade de captar a essência verdadeira (...pleonasmo, pois.) das coisas... o desenho... ahhh... o desenho.
(ler último parágrafo num tom apoteótico, por favor.)
não. há. cá. fotografias.
:)

Eu, que até tenho bastante tempo livre, dediquei-me umas horas a localizar (dentro do possível) no google earth (e é impressionante o quanto uma pessoa consegue "colar" naquilo) pontos visitáveis .... uma base de dados em constante actualização, até ao que me foi possível - à medida que os temas vão sendo lançados nas aulas teóricas.
Próximo?! gótico.

E agora, que sou a pessoa mais prestável do mundo... aqui disponibilizo, para que todos possamos v.i.a.j.a.r. da forma mais produtiva possível. (e sabemos sim, que não há nada mais adequado do que passar as férias da páscoa (essa quadra tão festiva) a ver Igrejas e capelas e mosteiros e conventos... :D

se calhar nao.


cultura castreja
romana
paleocristã
visigótica
asturiana
moçárabe
românico
(abram um a um, e seleccionem "save to my maps", para depois terem uma visão geral de todos)

2 comentários:

  1. ainda falas de mim!!
    eheh
    eu fiz os castelos, tou a fazer os conventos e tu com o caderno de viagens...
    Já estive a confirmar e há algumas cenas que estão um tudo nada ao lado, depois tenho que dar isso.

    ResponderEliminar
  2. :) claro,.. até deixei alguns com ponto de interrogação, por não encontrar o sítio exacto.

    melhor.... assim aumenta o sentido de aventura.
    era de pensar em ir a pitoes das junias... :) andas 2 km a pé para lá chegar.

    ResponderEliminar